Pesquisar no glossário por:

Termo
Definição
Dolby Surround
Sistema de codificação do canal de surround e do canal central em uma trilha sonora com apenas dois canais (estéreo). A partir dessa trilha sonora estéreo, um decoder Dolby Pro Logic é capaz de extrair o som dos três canais frontais e do canal de surround.
Down Link
Descida de sinal.
DSP (Digital Signal Processor)
Processador digital. Nos equipamentos de áudio, gera efeitos de equalização, delay, ou eco, procurando simular determinado ambiente, como bar, ginásio, etc.
PAL-M
Sistema de cor utilizado no Brasil. Como a maioria das fitas de vídeo estão gravadas no padrão NTSC, os videocassetes precisam ser compatíveis com os dois sistemas.
DTH/SKY
Direct to Home – Sistema Digital de transmissão e recepção de TV via satélite. Utiliza mini antena parabólica com decodificador digital que recebe o sinal e o trata digitalmente, garantindo imagem de qualidade e som de CD.
DTS (Digital Theater Systems)
Sigla que identifica a empresa que criou esse sistema de compressão de áudio que é hoje o principal competidor do Dolby Digital, gerando como este 6 canais totalmente independentes. Projetado inicialmente para uso em cinemas, começa a aparecer lentamente em discos DVD. Para sua utilização, é necessário que o DVD esteja gravado com DTS e que o DVD-player seja capaz de ler o disco e de passar o sinal para um receiver ou decodificador DTS.
Dual Auto Reverse
Mudança automática do lado da fita nos decks 1 e 2.
Parental Lock
Recurso que permite o bloqueio de determinado canal / disco, evitando que as crianças assistam a programações inconvenientes.
DVD-Player
Aparelho capaz de reproduzir som e imagem de alta qualidade a partir de um pequeno disco (DVD) óptico com gravação digital e leitura a laser, semelhante a um CD. Os discos DVD têm potencial para oferecer recursos especiais como comentários do diretor, entrevistas com atores, trailer de apresentação nos cinemas, making of, várias opções de idiomas para os diálogos e para as legendas e até a escolha do ângulo de filmagem preferido em determinadas cenas (desde que as informações estejam contidas no disco).
Passivo
Circuito eletrônico que trabalha sem ser alimentado por energia. Ex: divisor de freqüência passivo, subwoofer passivo, etc.