Pesquisar no glossário por:

Termo
Definição
Delay
Atraso no domínio do tempo do(s) canal(is) traseiro(s) em relação aos canais frontais dos equipamentos Dolby Pro-Logic, Dolby Digital e DTS.
Digital
Sistema de gravação, reprodução ou transmissão em que os sinais de áudio ou de vídeo são representados através de números compostos apenas de 0s e 1s (binários), como na linguagem dos computadores. Isso assegura uma maior precisão na preservação da integridade dos sinais e, quando esses sinais são adequadamente filtrados, permite a eliminação de ruídos e interferências, como chiados, chuviscos e fantasmas. (Veja "Analógico".)
Digital Comb Filter
Circuito responsável pela separação dos componentes de crominância e luminância de um sinal de vídeo, melhorando a resolução e proporcionando imagens mais nítidas e sem interferências.
Distorção Harmônica Total (DHT)
Medida de áudio que quantifica em porcentagem a taxa de distorção de um amplificador. Em inglês THD (Total Harmonic Distortion).
Dolby B e C
Tipos de sistemas de redução de ruído (chiado) desenvolvidos pela Dolby Laboratories, Inc. para utilização em gravadores cassete.
Dolby Digital (AC-3)
Sistema digital de compressão de áudio extremamente avançado desenvolvido pela Dolby Laboratories, Inc. Esse sistema permite a geração de até 6 canais totalmente independentes: 3 para as caixas acústicas frontais, 2 para as caixas surround e mais um canal exclusivo (LFE) para alimentar um subwoofer ativo. A resposta de freqüências dos canais frontais e de surround cobre toda a faixa audível (de 20 Hz a 20 kHz), enquanto que o canal LFE cobre as freqüências de 80 Hz para baixo. O resultado é um som simplesmente espetacular, que proporciona uma sensação de envolvimento total. Para que o ouvinte sinta os efeitos especiais que essa tecnologia proporciona é necessário que a fonte tenha a codificação Dolby Digital. É o padrão adotado para o DVD e para a TV de alta definição (HDTV)
Dolby HX-PRO
Sistema desenvolvido pelos laboratórios da Dolby para reduzir distorções nas altas freqüências ao se gravar uma fita cassete. É importante ressaltar que este sistema não é redutor de ruídos.
Dolby Pro-Logic
Sistema de decodificação desenvolvido pelos laboratórios da Dolby. A partir de uma fonte (fita de vídeo, disco DVD ou LD) com a necessária codificação, gera quatro canais de áudio: três frontais e um de surround. O canal de surround é distribuído para duas caixas acústicas. Os três canais frontais reproduzem toda a faixa de freqüências audíveis (de 20 Hz a 20 kHz), enquanto que o de surround tem a sua resposta limitada à faixa de 100 Hz a 7 kHz. Para que o ouvinte sinta os efeitos especiais que essa tecnologia proporciona é necessário que a fonte tenha a codificação Dolby Stereo/Dolby Surround.
Dolby Stereo
Nome do sistema de surround da Dolby na sua versão para os cinemas. O logotipo Dolby Stereo identifica também laser-discs e fitas VHS compatíveis com o sistema Dolby Pro-Logic.
Padrão MPEG2 DVB
Mais avançado sistema tecnológico de transmissão de imagem da atualidade. Elimina fantasmas e ruídos e proporciona som e imagem comparável à dos melhores videolasers.